O que é bioimpedância?

bio

 

Usualmente, a bioimpedância é feita em balanças especiais, que possuem placas de metal que conduzem um tipo de corrente elétrica fraca que perpassa o corpo todo. A balança analisa os dados de acordo com sexo, idade, altura e intensidade da atividade física, que são dados introduzidos na balança e informados por um aplicativo conectado à ela.

Devido a corrente elétrica transitar pela água e os músculos serem tecidos hidratados eles possibilitam o aparelho calcular o valor que indica a quantidade de massa magra, gordura e água no corpo. Para saber essas informações, o paciente precisa subir descalço em uma balança de bioimpedância ou segurar nas mãos as placas de metal.

 

Para compreender melhor, separamos as principais funções das balanças de bioimpedância, entre elas, temos os cálculos de:

•            Porcentagem real da gordura corporal;

•            Peso real em relação ao percentual de peso de gordura;

•            IMC;

•            Taxa metabólica basal;

•            Percentual da quantidade total de água presente no corpo;

•            Percentual de massa óssea;

•            Percentual de gordura visceral;

•            Idade corporal, entre outros.

 

Até aqui falamos tanto de bioimpedância, mas você sabe o que significa esse termo?

A palavra científica nada mais é do que a capacidade do organismo de resistir à passagem de uma corrente elétrica.

A gordura, os músculos e a água resistem ou atrasam essa passagem de formas diferentes.

 

Assim, a balança consegue medir a passagem de sinais elétricos quando estes transitam pelos músculos ou gorduras. Logo, quando a quantidade desses componentes varia, também variam os sinais elétricos emitidos, sendo possível obter uma medida confiável e precisa participação desses componentes no seu peso total.

A balança de bioimpedância é um instrumento utilizado por médicos e especialistas para analisar o funcionamento do organismo, através do levantamento de dados como o de percentual de gordura, músculo, hidratação e peso do indivíduo. É uma importante prática que acompanha bem de perto o paciente durante uma dieta, por exemplo.

 

Através dos dados obtidos por meio da balança, nutricionistas por exemplo, conseguem montar uma dieta personalizada para os pacientes, analisando suas necessidades, de modo que o indivíduo seja visto como um todo, resultando em um processo muito mais saudável e eficiente.

Portanto, o principal benefício da bioimpedância é esse controle pela sua composição corporal, como a porcentagem de gordura, de massa magra, de água no corpo e a taxa metabólica que ele apresenta. Diante disso, a possibilidade de estabelecer uma dieta mais adequada para o paciente é bem melhor!

 

Coisas Inteligentes - IoT

Como hoje em dia até as balanças podem ser modernas e se conectar à Internet e oferecer soluções personalizadas para você, imagine as possibilidades de uma Casa Inteligente, com diversos aparelhos smart para te proporcionar mais segurança, conforto e praticidade, tudo isso ao seu alcance, controlando pelo seu smartphone. Navegue pelo nosso site e confira também nossas soluções para sua casa e sua família na categoria Casa Inteligente.

Daniel Carvalho
Pague com
  • Pagali
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos

Vpa - Gestao de Negocios Ltda - CNPJ: 16.889.436/0001-13 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade