Alexa ou Google? Qual a melhor assistente virtual?

Que as Assistentes Virtuais chegaram com tudo e estão conquistando cada vez mais espaço ninguém duvida. Agora, a dúvida que fica é “qual assistente eu devo escolher”?

Bixby, Siri, Google Assistente, Alexa e acredite: várias outras inteligências artificiais para executar as mais variadas tarefas.

 

As famosas URAS de atendimento do Serviço de Atendimento ao Consumidor de várias marcas estão migrando para o atendimento completo ou pelo menos triagem da demanda dos clientes pelos Assistentes, cada vez menos robóticos e mais intuitivos, exemplos disso são a Lu do Magazine Luiza e a Bia no Banco Bradesco, além de tantos mais que aparecem a cada mês.

Hoje, falaremos aqui de Google Assistente e da Alexa como opções de assistentes mais completas para Casa Inteligente e que também oferecem interações divertidas e práticas para o dia a dia.

 

Basicamente, os dispositivos Amazon Echo e os Google Nest e Google Home são considerados Smart Speakers ou seja, Caixas de Som Inteligentes. Isso significa obviamente que a função mais simples é tocar música a partir de streamings como Amazon Music, Youtube Music, Deezer e Spotfy.

 

Solta o som

Embora elas alcancem uma potência de som interessante com emissão satisfatória, preciso dizer que se você quer apenas uma caixa de som, ter um Smart Speaker pode ser um desperdício de potencial.

 

Com Alexa ou Google Assistente você pode programar despertador, contagem regressiva, lista de compras, avaliar compras feitas, fazer pesquisas na Internet, tendo acesso à inúmeras informações, como conversão de medidas, cotações de moedas, cálculos, receitas, nome de um artista ou da música que está tocando, fazer um pedido no iFood, e até chamar um Uber.

Enfim, difícil listar tantas funções.

 

Exemplos:

- Ok Google, qual a capital do Canadá?

- Ok Google, toca “rock anos 80”.

- Alexa, quanto é 252 vezes 6?

- Alexa, quanto dá 20 dólares em real?

 

Diversão

Além da música, elas também são programadas para contar histórias, cantar músicas simples, responder dezenas de perguntas pessoais e contar piadas leves, o que as torna ideais para interagir com crianças.

 

Exemplos:

- Ok Google, conta uma piada.

- Alexa, conta uma história infantil.

- Ok Google, onde você nasceu?

- Alexa, quantos anos você tem?

 

Vamos de Google?

Além do google home, uma opção interessante e bem elegante para se ter em casa é o Google Nest Mini, disponível em branco giz e cinza carvão, tem um bom alcance, volume decente e microfone satisfatório. Conta com várias funções além das listadas e inclui a possibilidade de se programar rotinas.

Rotinas são sequências de ações que são disparadas a partir de um ou mais comandos de forma personalizada. A programação geralmente é feita no aplicativo, pelo seu smartphone.


Exemplo, quando disser “Ok google, cheguei em casa”, ele pode responder “que bom que está de volta” e ainda acender uma luz, comandar a cafeteira para fazer um café, ligar o ar-condicionado e tocar sua playlist favorita.

 

O aparelho em si é pequeno e leve, se integrando facilmente à decoração da casa. Não funciona com bateria, apenas diretamente na tomada. A desvantagem superficial que podemos citar é que emitir um comando com “Ok Google” não traz uma personificação ou a sensação de relacionamento a mais como ocorre no caso de outros assistentes com “nome”. O fato de não poder personalizar isso e não ter uma variedade de vozes também pode ser um ponto negativo para algumas pessoas.

 

O mundo de Alexa

Na família de smart speakers da Amazon, encontra-se uma variedade maior de dispositivos, como os menores e mais pontuais Echo Dot e os aparelhos Echo Show que contam com uma tela para exibir informações e tornar a experiência de uso ainda mais interativa.

A Echo Dot terceira geração é considerada por muitos críticos melhor que o sucessor Echo Dot 4, por seu microfone captar o chamado “Alexa,” com sensibilidade ligeiramente superior. A Echo Dot de 4ª geração traz algumas funções e comandos a mais e é frequentemente atualizado, tem uma saída de som interessante e seu tamanho também é maior, num formato quase esférico.

Os modelos Echo Show 5 e 8 tem câmeras e permitem até fazer chamadas de vídeo entre pessoas que possuem o mesmo dispositivo, bastando configurar os contatos no app. Elas também contam com Skills divertidas exibidas na tela como o Show do Milhão. Porém, os modelos com tela têm preço proporcionalmente superior.

 

Casa Inteligente

Tanto a assistente Amazon quanto da Google se integram por meio do App, aos dispositivos inteligentes da casa, geralmente através de uma rede Wifi 2.4Ghz, tornando possível comandos como:

“Alexa, desligue a TV do quarto”

“Ok Google, acender todas as luzes”

 

E programar Cenas como:

Alexa, bom dia flor do dia” e com abrir a cortina, desligar o ar-condicionado, falar a previsão do tempo e emitir comando para fazer um café.

Ou então quem sabe um “Ok Google, ativar modo cinema!” e com isso a TV liga e aumenta o volume, as luzes ficam braço quente (amarelada) com pouco brilho, dando aquele aconchego e ainda liga sua pipoqueira.

Claro, para essas funções talvez sua casa precise de algumas adaptações e dispositivos extras como lâmpadas smart, tomada/plug smart, interruptor e controle universal infravermelho, todos integrados por aplicativo ao Assistente de sua escolha.

 

O Veredicto!

No geral, a Alexa apresenta uma variedade maior de comandos, skills, jogos e possibilidades de interação, com maior número de respostas e mais versatilidade nos comandos além de ir se adaptando ao “jeito” do usuário, tornando o entendimento e processamento dela mais preciso com o tempo de uso. Para um uso geral, recomendamos o Echo Dot 3 ou 4.

Agora, se quiser um som mais potente, recomendamos o modelo Premium que em nosso site chamamos de Super Echo, que conta com Woofers, mais grave e a melhor saída de som da família, além de atuar como um Hub para dispositivos que usam rede Zigbee (um tipo de rede sem fio).

Os modelos Echo Show (com tela) são indicados para quem não quer apenas conversar, mas que precisa de ver algo e não só ouvir, mas atenção: não espere muito das câmeras desse modelo ou que ele vá operar totalmente como um tablet de forma alguma!

O Nest Mini com Google Assistente é também muito vantajoso no custo-benefício processando rapidamente muitas demandas além de já ser uma interface muito utilizada por quem já possui smartphones Android. Oferece possibilidade de personalizar cenas e rotinas da casa e tem um bom tempo de resposta.

 

O futuro?

O que se pensava como um futuro ainda distante, já chegou! É o presente e é a tendência da década. Mas quem sabe ter um Jarvis não seja possível logo mais?

 

* As marcas e produtos citados não patrocinaram ou pagaram para aparecer aqui. A postagem e análise é independente e de responsabilidade da loja.

 

Pague com
  • Pagali
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos

Vpa - Gestao de Negocios Ltda - CNPJ: 16.889.436/0001-13 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade